O PROJETO LIBRAS AO ALCANCE DE TODOS

Cristiaine Silva Ribeiro

cristiane-01

Imagem: enviada por Cristiaine Silva Ribeiro

3o-ciclo-palestra_novo
Realize o seu pré-cadastro
Confirme no seu e-mail

O Projeto intitulado Libras ao Alcance de Todos é uma atividade de extensão do IFFluminense Campus Campos Centro, Campos dos Goytacazes, RJ. Que visa proporcionar o conhecimento da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) que surgiu a partir da necessidade de mais profissionais da áreas e preparar os professores que precisam de uma formação continuada para atender as leis em vigência.

 

 

 

"...até o momento, tem ensinado a libras e capacitado professores, totalizando mais de 350 pessoas da cidade e região..."

A metodologia de execução do projeto se dá no desenvolvimento de atividades de capacitação e ensino através de cursos, palestras, orientações, minicursos, trabalhos de campo. Essas atividades são desenvolvidas por meio de ações: a primeira corresponde ao ensino da Libras para a comunidade interna e externa por meio de curso de formação inicial e continuada; a segunda é a capacitação de professores da rede pública e privada de ensino para o atendimento ao aluno surdo ou com deficiência auditiva; e a terceira é a capacitação dos profissionais técnicos administrativos e terceirizados para o acolhimento à pessoa surda.

Foram desenvolvidas as seguintes atividades:


1-  Aula teóricas e práticas no Instituto;
2-  Teatro em Libras;
3- Visita Guiada na Associação de Proteção e Orientação aos Excepcionais (APOE);
4- Participação no Fórum Bilíngue no Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES);
5- Participação e organização do I Encontro em Comemoração ao Dia Nacional do Surdo;
6- Elaboração do Glossário de Termos Técnicos de Informática em Libras e confecção em DVDs;
7- Organização e participação do I Seminário de Difusão da Libras (SELIDE).

As atividades principais surgiram no ano de 2013 como ação e se estabeleceu como projeto em 2015 e até o momento, tem ensinado a libras e capacitado professores, totalizando mais de 350 pessoas da cidade e região.
O projeto é sobre a minha coordenação, e conta com bolsistas e servidores colegas de área que formam a equipe de organização e execução das atividades. 

 

cristiane-03

Imagem: enviada por Cristiaine Silva Ribeiro

Espera-se dar continuidade nas ações de capacitação de Libras para professores das redes de ensino e curso básico de libras para a comunidade interna e externa, mostrando a relevância da disseminação de uma das línguas oficiais do nosso país: a Libras, assim como a identidade cultural surda, endossando conquistas para a inclusão educacional e social da Pessoa Surda, conforme a Lei no 10.436/2002 que reconhece a Libras como uma forma de comunicação e expressão.
Visando a difusão da Libras, a capacitação de profissionais da educação. Deste modo, o publico a que se destina as atividades é variado, compreendendo comunidade interna (servidores, funcionários terceirizados e alunos) e externa (professores da rede Estadual e Municipal), quaisquer pessoas que tenham interesse em aprender essa língua.

Assim, acreditamos que os participantes desenvolverão os conhecimentos adquiridos sobre a Língua de sinais, possibilitando portas abertas para outras discussões e pesquisas no que tange aos princípios do respeito e da isonomia.

cristiane-02

Imagem: enviada por Cristiaine Silva Ribeiro

Publique o seu relato de experiência ou artigo no Portal Educação Inclusiva. Clique aqui e acesse o formulário.

Possui alguma dúvida? Deseja enviar uma sugestão? Entre em contato conosco! 
Mas, antes, não esqueça de consultar a nossa sessão de dúvidas frequentes.

 

FORMULÁRIO DE CONTATO

 

Por favor, insira seu nome.
Informe um telefone válido.
Por favor, escreva sua mensagem.

Possui alguma dúvida? Deseja enviar uma sugestão? Entre em contato conosco! 
Mas, antes, não esqueça de consultar a nossa sessão de dúvidas frequentes.

 

FORMULÁRIO DE CONTATO

 

Por favor, insira seu nome.
Informe um telefone válido.
Por favor, escreva sua mensagem.